A diabetes é uma doença crônica que, quando não recebe o devido acompanhamento e tratamento, pode acabar afetando a saúde de todo o organismo. É de extrema importância ficar atento aos sinais do corpo para o diagnóstico precoce e correto.
No artigo abaixo vamos falar sobre 4 doenças que podem ser afetadas pela Diabetes e também compreender como evitar maiores complicações relacionadas à doença.
Acompanhe a leitura!
Entendendo a Diabetes
A diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar adequadamente a insulina, um hormônio que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Como resultado desse processo falho, o excesso de açúcar na corrente sanguínea pode causar danos em várias partes do corpo, incluindo:
- Coração
- Rins
- Olhos
- Nervos
A doença pode ser controlada através de uma combinação de dieta saudável, exercício físico e medicação, e é importante que as pessoas dentro do quadro façam exames regulares para monitorar a saúde geral do corpo, incluindo a saúde ocular!
Vamos entender agora como ela pode afetar nossos olhos.
Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma complicação ocular comum em pessoas com diabetes. A doença ocorre quando o excesso de açúcar no sangue citado acima danifica os vasos sanguíneos na retina, a camada sensível à luz na parte de trás do olho.
Esses danos podem causar vazamentos de fluidos ou sangue na retina, resultando em visão turva ou perda de visão, como podemos entender na imagem abaixo:
Edema macular diabético
O edema macular diabético é visto como uma complicação da retinopatia diabética e ocorre quando há o acúmulo de sangue “derramado” na área central da retina, conhecida como mácula. Esse é um quadro bem grave e que pode causar visão turva ou perda de visão central.
Glaucoma
A diabetes também pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma, uma doença ocular que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão. Acredita-se que a diabetes possa afetar o fluxo sanguíneo para o nervo óptico, o que pode contribuir para o desenvolvimento da doença.
Catarata
A catarata é uma condição ocular comum em pessoas mais velhas, mas também pode ser um problema para quem tem diabetes. Isso porque o excesso de açúcar no sangue pode afetar as proteínas dentro do cristalino, a lente natural do olho, levando à formação de catarata.
Visão dupla
A diabetes pode afetar os músculos oculares e os nervos que controlam o movimento dos olhos, o que pode levar à visão dupla. Este é um quadro que precisa atenção pois pode ser confundido com outras condições e não receber a devida atenção.
Veja como pode ser a visão de quem recebe esse diagnóstico:
É possível evitar complicações oculares da diabetes?
Sempre é possível cuidar da sua saúde e diminuir os riscos de algumas complicações.
No caso da Diabetes, a forma ideal de fazer isso é com o controle adequado da doença.
Isso inclui manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol, além de fazer exames oftalmológicos regulares para detectar precocemente quaisquer sinais de problemas oculares.
É indispensável que pessoas com diabetes visitem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano para exames de rotina e acompanhamento da saúde ocular.
Conte com a nossa experiência!
A Clínica Sulvision conta com 20 profissionais especializados em Oftalmologia com um ideal em comum: cuidar de você e da sua saúde! Entre em contato conosco para agendar o seu atendimento no Hospital Ernesto Dornelles e tenha a segurança de ser atendido por uma equipe qualificada.
Estamos aguardando o seu contato!