Unidade Porto Alegre

Pronto Atendimento: 07h às 20h

Hospital Ernesto Dornelles 1801 – 3º Andar
Av. Ipiranga, Porto Alegre – RS

Unidade São Leopoldo

Rua Primeiro de Março 474 / 1402
Centro – São Leopoldo – RS

Unidade São Jerônimo

Av. Rio Branco, 1008/01
Bela Vista – São Jerônimo

Você conhece as 4 principais doenças oculares? Fique atento!

Você sabia que os cuidados com a saúde ocular representam também os cuidados com todo o seu organismo? Aliás, diversas doenças podem ser identificadas a partir de exames oftalmológicos, como Diabetes e Hipertensão Arterial, por exemplo.

Os olhos são a porta de entrada para os cuidados com a nossa saúde!

Você sabia que os cuidados com a saúde ocular representam também os cuidados com todo o seu organismo? Aliás, diversas doenças oculares podem ser identificadas a partir de exames oftalmológicos, como Diabetes e Hipertensão Arterial, por exemplo.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre as 4 principais doenças oculares, seus sintomas e tratamentos e também os principais cuidados que você deve ter com a sua visão.

Acompanhe a leitura!

Glaucoma

O glaucoma é uma das doenças oculares que afetam o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão se não tratado. A doença é causada pelo aumento da pressão intraocular, que pode danificar as fibras nervosas do nervo óptico.

Confira na foto como fica a visão do paciente com a doença:

Os principais sintomas do glaucoma incluem:

  • Dor nos olhos
  • Visão embaçada
  • Perda de visão periférica
  • Halos ao redor das luzes

O tratamento do glaucoma envolve o uso de colírios para reduzir a pressão intraocular e, em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A DMRI é uma das doenças oculares que afetam a retina e é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. O problema ocorre quando as células da retina começam a se deteriorar, afetando a visão bem ao centro, como ficaria uma fotografia “queimada” antigamente.

Os principais sintomas da DMRI costumam ser:

  • Perda gradual da visão central
  • Dificuldade para ler e reconhecer rostos

Infelizmente, não há cura para a DMRI, mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar sua progressão, como injeções de medicamentos na retina.

Catarata

A catarata ocorre quando a lente natural do olho fica opaca. Esta é uma condição comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode ocorrer em crianças e adultos jovens.

Os principais sintomas em casos de catarata incluem:

  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldade para dirigir à noite

Veja abaixo como fica a visão do paciente com Catarata

O tratamento da catarata envolve a realização de cirurgia para remover a lente opaca e substituí-la por uma lente artificial.

Retinopatia diabética

Este é um quadro que afeta pessoas com diabetes e pode levar à perda permanente da visão se não tratada. A doença ocorre quando o alto nível de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina, causando sangramento e formação de cicatrizes.

A pessoa diagnosticada com Retinopatia Diabética costuma enxergar da seguinte forma:

Os principais sintomas da retinopatia diabética podem ser:

  • Visão embaçada
  • Pontos escuros na visão
  • Perda de visão

O tratamento da retinopatia diabética envolve o controle do nível de açúcar no sangue e, em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia.

Prevenção e cuidados

A melhor maneira de prevenir estas e outras doenças oculares é manter uma rotina de cuidados com os seus olhos. Isso inclui visitas regulares ao oftalmologista, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e não fumar.

Hábitos como estes acima ajudam todo o organismo a se manter forte e também diminuem as chances de surgimento de diversos problemas.

Além disso, para proteger os olhos, é essencial proteger os olhos da exposição solar e também a luz azul das telas. Conte com óculos escuros e também óculos com filtro!

Conte com a nossa experiência para cuidar de doenças oculares!

A Clínica Sulvision conta com 20 profissionais especializados em Oftalmologia com um ideal em comum: cuidar de você e da sua saúde! Entre em contato conosco para agendar o seu atendimento no Hospital Ernesto Dornelles e tenha a segurança de ser atendido por uma equipe qualificada.

Estamos aguardando o seu contato!

Unidade Porto Alegre

Unidade São Leopoldo

Unidade São Jerônimo