Unidade Porto Alegre

Pronto Atendimento: 07h às 20h

Hospital Ernesto Dornelles 1801 – 3º Andar
Av. Ipiranga, Porto Alegre – RS

Unidade São Leopoldo

Rua Primeiro de Março 474 / 1402
Centro – São Leopoldo – RS

Unidade São Jerônimo

Av. Rio Branco, 1008/01
Bela Vista – São Jerônimo

Saiba os 5 exames oftalmológicos de rotina que você precisa fazer todos os anos

Você sabia que realizar exames oftalmológicos de rotina é essencial para garantir a saúde dos seus olhos? Muitas vezes a oftalmologia acaba excluída das listas de check ups anuais que as pessoas realizam. Mas, no artigo de hoje, vamos te mostrar 5 exames essenciais para incluir na sua lista.

Você sabia que realizar exames oftalmológicos de rotina é essencial para garantir a saúde dos seus olhos?

Muitas vezes a oftalmologia acaba excluída das listas de check ups anuais que as pessoas realizam. Mas, no artigo de hoje, vamos te mostrar 5 exames essenciais para incluir na sua lista.

Acompanhe a leitura!

Por que incluir o Oftalmologista no seu check up?

Muitas doenças oculares são silenciosas e não apresentam sintomas evidentes. Aliás, em muitos casos, o problema só começa a se manifestar abertamente quando já está em um estágio avançado e possui menores possibilidades de abordagem de tratamento.

Por isso é importante visitar o oftalmologista regularmente e fazer os exames oftalmológicos de rotina para identificar possíveis problemas precocemente. Somente um especialista poderá identificar os menores sinais como a indicação de algo maior.

Mas quais são os principais exames oftalmológicos de rotina que você precisa fazer todo ano? Continue lendo para descobrir!

Avaliação da acuidade visual

A avaliação da acuidade visual é o exame mais conhecido e consiste em ler letras e números em uma tabela a uma determinada distância. Esse exame é fundamental para diagnosticar problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

É importante lembrar que mesmo se você já usa óculos ou lentes de contato, é necessário realizar esse exame anualmente para garantir que o grau esteja sempre atualizado.

Aliás, em muitos casos, quando se identifica que não há alteração no grau de refração, a cirurgia pode ser uma boa alternativa para o fim do uso de óculos e lentes de contato.

Vamos falar mais sobre isso nos próximos conteúdos, fique atento!

Medição da pressão intraocular

A medição da pressão intraocular é um dos exames oftalmológicos mais simples e indolores que existem. Ele permite avaliar a pressão dentro do olho. Essa medida é importante para diagnosticar a possibilidade de Glaucoma, doença que pode levar à perda irreversível da visão se não tratada.

A recomendação é que esse exame seja realizado a cada dois anos para quem não tem histórico de Glaucoma na família e anualmente para quem tem.

Exame de fundo de olho

O exame de fundo de olho permite avaliar a retina, nervo óptico e vasos sanguíneos. Esse exame é fundamental para detectar doenças como a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.

A recomendação é que esse exame seja realizado anualmente para quem tem mais de 60 anos ou histórico de doenças oculares na família.

Teste de visão de cores

O teste de visão de cores avalia a habilidade de enxergar cores e detectar daltonismo. Esse exame é importante para detectar possíveis alterações na visão que podem estar relacionadas a doenças oculares.

A recomendação é que esse exame seja realizado pelo menos uma vez na vida, preferencialmente na infância ou adolescência.

Tonometria

A tonometria é um exame que mede a resistência da córnea e ajuda a detectar doenças como o Ceratocone. Esse exame é importante para avaliar a saúde corneana e prevenir possíveis complicações.

A recomendação é que seja realizado a cada dois anos para quem não tem histórico de doenças corneanas na família e anualmente para quem tem.

Como vimos acima, os exames oftalmológicos de rotina são fundamentais para garantir a saúde dos seus olhos e prevenir possíveis complicações.

É importante lembrar que as recomendações dos exames oftalmológicos podem variar de acordo com a idade e histórico familiar de cada paciente, por isso, é importante consultar um oftalmologista para avaliar qual a frequência ideal de exames para você.

Não deixe os cuidados com você e a sua saúde para depois!

Conte com a nossa experiência!

A Clínica Sulvision conta com 20 profissionais especializados em Oftalmologia com um ideal em comum: cuidar de você e da sua saúde! Entre em contato conosco para agendar o seu atendimento no Hospital Ernesto Dornelles e tenha a segurança de ser atendido por uma equipe qualificada.

Estamos aguardando o seu contato!

Unidade Porto Alegre

Unidade São Leopoldo

Unidade São Jerônimo