Unidade Porto Alegre

Pronto Atendimento: 07h às 20h

Hospital Ernesto Dornelles 1801 – 3º Andar
Av. Ipiranga, Porto Alegre – RS

Unidade São Leopoldo

Rua Primeiro de Março 474 / 1402
Centro – São Leopoldo – RS

Unidade São Jerônimo

Av. Rio Branco, 1008/01
Bela Vista – São Jerônimo

Vamos falar sobre a Catarata? Entenda a origem, principais sintomas e possibilidades de tratamento

Embora seja um diagnóstico considerado comum, a Catarata é uma doença ocular que ainda desperta diversas dúvidas na população em geral. Esse desconhecimento é um problema, já que a doença possui tratamento acessível e grandes chances de reversão no caso.

Embora seja um diagnóstico considerado comum, a Catarata é uma doença ocular que ainda desperta diversas dúvidas na população em geral. Esse desconhecimento é um problema, já que a doença possui tratamento acessível e grandes chances de reversão no caso.

Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira do mundo, sendo que na grande maioria dos casos afeta pacientes com mais de 50 anos. 

No artigo de hoje vamos compreender mais sobre as causas para o problema, principais sintomas e também as possibilidades de tratamento.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Compreendendo a Catarata

Esta é uma condição ocular comum em que a lente natural do olho, que é normalmente clara, torna-se opaca ou turva. A principal função deste cristalino é fornecer nitidez à visão, além de funcionar como uma espécie de lente natural.

Com o passar do tempo, várias causas podem levar ao acúmulo de proteínas e alterações na estrutura do cristalino, resultando na formação de uma catarata.

Existem diferentes tipos de catarata, incluindo aquela relacionada à idade, catarata congênita, catarata traumática e catarata secundária a outras condições oculares ou sistêmicas. O problema relacionado à idade é a forma mais comum e ocorre devido ao envelhecimento natural do cristalino ao longo dos anos.

Quais as possíveis causas para a doença?

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da doença, que pode se manifestar bem silenciosamente em seu estágio inicial. Compreenda algumas possíveis causas:

Envelhecimento: O envelhecimento natural é a principal causa da catarata.

Exposição à luz ultravioleta: A exposição prolongada ao sol sem proteção adequada pode aumentar o risco.

Tabagismo: Fumar está associado a um maior risco de desenvolvimento da doença.

Doenças oculares ou sistêmicas: Condições como diabetes, glaucoma e retinopatia diabética podem aumentar o risco.

Trauma ocular: Lesões oculares podem levar à formação de catarata.

Uso de medicamentos esteroides: O uso crônico de corticosteróides pode aumentar o risco.

Histórico familiar: A predisposição genética pode influenciar no desenvolvimento da catarata.

Os sintomas da catarata podem variar de leves a graves e podem incluir:

  • Visão turva, embaçada ou nublada
  • Sensibilidade à luz intensa
  • Dificuldade em enxergar à noite
  • Percepção de cores desbotadas
  • Visão dupla ou múltipla no olho afetado
  • Dificuldade em ler ou realizar atividades que exigem visão detalhada

É possível solucionar o problema!

Felizmente, o tratamento da doença é altamente eficaz. A única opção definitiva para corrigir a visão afetada é a cirurgia de remoção da catarata. Durante a cirurgia, o cristalino opaco é substituído por uma lente artificial chamada de lente intraocular (LIO). A cirurgia é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo e geralmente é um procedimento seguro e bem-sucedido.

Além da cirurgia, em estágios iniciais da catarata, pode-se tentar melhorar a visão utilizando óculos de prescrição ou lentes de contato especiais. No entanto, essas medidas não podem reverter ou evitar o seu avanço, sendo apenas um paliativo temporário. Quanto antes for possível fazer a intervenção cirúrgica, melhores são os resultados.

É essencial contar com a avaliação completa de um especialista e o acompanhamento regular do oftalmologista a partir do diagnóstico. Cuidar da sua saúde ocular é cuidar de você!

Conte com a nossa experiência!

A Clínica Sulvision conta com 20 profissionais especializados em Oftalmologia com um ideal em comum: cuidar de você e da sua saúde! Entre em contato conosco para agendar o seu atendimento no Hospital Ernesto Dornelles e tenha a segurança de ser atendido por uma equipe qualificada.

Estamos aguardando o seu contato!

Unidade Porto Alegre

Unidade São Leopoldo

Unidade São Jerônimo