Unidade Porto Alegre

Pronto Atendimento: 07h às 20h

Hospital Ernesto Dornelles 1801 – 3º Andar
Av. Ipiranga, Porto Alegre – RS

Unidade Porto Alegre

Av. Dr. Nilo Peçanha, 2685 – 3º andar – Chácara das Pedras – POA/RS

Unidade São Leopoldo

Rua Primeiro de Março 474 / 1402
Centro – São Leopoldo – RS

Unidade São Jerônimo

Av. Rio Branco, 1008/01
Bela Vista – São Jerônimo

O que é a Plástica Ocular e 3 casos em que é indicada?

A plástica ocular vem sendo cada vez mais percebida e bem recebida nos consultórios oftalmológicos por todos os lugares. Isso porque este é um ambiente seguro e de confiança para que se realize qualquer procedimento que interfira na saúde ocular e, por consequência, na saúde geral do organismo.

A plástica ocular vem sendo cada vez mais percebida e bem recebida nos consultórios oftalmológicos por todos os lugares. Isso porque este é um ambiente seguro e de confiança para que se realize qualquer procedimento que interfira na saúde ocular e, por consequência, na saúde geral do organismo.

Na grande maioria dos casos, os médicos e pacientes começam a considerar a plástica ocular em decorrência de algo relacionado às pálpebras. Isso pode ser levado em consideração tanto pelo lado estético quanto pela qualidade da visão.

No artigo abaixo vamos entender um pouco mais sobre essa técnica e também 3 casos de exemplo em que costuma ser indicada.

Acompanhe a leitura!

O que a plástica ocular contempla?

A plástica ocular tem se tornado uma especialidade da oftalmologia por cuidar da saúde dos olhos e da região ao redor deles. Como mencionado acima, esta é uma prática que pode ser considerada tanto pela estética quanto relacionada a problemas oculares.

Porém, em alguns casos, ambas questões são ponderadas. Esteticamente, a pálpebra caída é algo que incomoda muitas pessoas, já que transmite um olhar mais cansado e até mais envelhecido. Esse excesso de pele acaba “cedendo” acima dos olhos e pode acabar atrapalhando a visão.

Nestes casos, a plástica ocular é uma ótima solução, já que vai melhorar ambos aspectos e, por consequência, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Muitos outros quadros têm a técnica como opção de tratamento, inclusive para casos mais graves.

Entenda 3 situações em que a plástica ocular é indicada:

Ptose Palpebral:

Vamos falar do caso mencionado acima, mas de forma mais técnica? A chamada ptose palpebral refere-se à queda anormal da pálpebra superior. Pode ocorrer devido a fraqueza muscular, envelhecimento, lesões ou problemas neurológicos. Além de causar desconforto estético, a ptose palpebral pode prejudicar a visão, uma vez que a pálpebra caída pode obstruir o campo de visão.

A cirurgia de ptose palpebral, realizada por um cirurgião plástico ocular, eleva a pálpebra superior para uma posição “normal”, permitindo uma visão adequada e melhorando a aparência facial.

Reconstrução Ocular:

A reconstrução ocular é indicada para pacientes que sofreram traumas, cirurgias de remoção de tumores ou que apresentam anomalias congênitas graves na região dos olhos. Esses casos podem envolver perda de tecido ocular, deformidades faciais ou comprometimento da função visual. Através de técnicas avançadas, como enxertos de tecidos, implantes oculares ou reconstrução de órbita, a Plástica Ocular busca restaurar a forma, a função e a estética dos olhos afetados. É uma abordagem personalizada, levando em consideração as necessidades e os objetivos individuais de cada paciente.

Blefaroplastia:

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir problemas estéticos nas pálpebras superiores e inferiores. Com o envelhecimento, a pele ao redor dos olhos pode ficar flácida e acumular depósitos de gordura, resultando em pálpebras caídas, bolsas de gordura ou rugas. A blefaroplastia remove o excesso de pele e gordura, resultando em uma aparência mais jovem e rejuvenescida.

Além disso, em alguns casos, a blefaroplastia também pode melhorar a visão, removendo o excesso de pele que pode atrapalhar o campo visual.

A Plástica Ocular é uma especialidade altamente especializada, realizada por oftalmologistas treinados em técnicas cirúrgicas específicas para os olhos e suas estruturas. 

É sempre importante lembrar que antes de qualquer procedimento, é fundamental buscar um profissional qualificado e experiente, que possa realizar uma avaliação completa e fornecer as melhores opções de tratamento.

Conte com a nossa experiência!

A Clínica Sulvision conta com 20 profissionais especializados em Oftalmologia com um ideal em comum: cuidar de você e da sua saúde! Entre em contato conosco para agendar o seu atendimento no Hospital Ernesto Dornelles e tenha a segurança de ser atendido por uma equipe qualificada.

Estamos aguardando o seu contato!

Unidade Porto Alegre

Unidade São Leopoldo

Unidade São Jerônimo